sábado, 19 de abril de 2014

Filme: Por Tu Culpa (2010) - Anahí Berneri



'Nós somos o que os outros vêem ou o que permitimos que os outros vejam? Geralmente é a visão dos outros que delimita a nossa própria identidade, como essa jovem mulher divorciada chamada Julieta, convence a si mesma. A tarde é como outra qualquer: dois filhos menores bagunçando um apartamento pequeno. Eles pulam e gritam enquanto ela faz tentativas inúteis e desesperadas de se concentrar ao computador, e escrever o relatório de trabalho. Sentindo-se intensamente pressionada, Julieta tenta silenciar o conflito mas acha difícil sem um parceiro que a ajude. A situação muda inesperadamente quando o seu filho menor cai da cama e se machuca. Nessa história, de uma mãe suspeita de ferir o próprio filho, o filme investiga temas como maternidade, culpa , o papel de homens e mulheres , pais e mães .... 


Por tu culpa é um filme capaz de fazer uma mulher  pensar duas vezes sobre a maternidade.

Detalhista, a diretora Anahí Berneri consegue captar as nuances do cotidiano e atingir a profundidade das sensações de uma mãe de duas crianças pequenas. Esse é o tipo de película que faz as mães apontarem o dedo e dizerem “Tá vendo, é assim que eu me sinto. É exatamente isso que eu queria que vocês entendessem, é dessa forma que as coisas acontecem. Eu só não consigo explicar tão bem!”

E a sua maneira que filmar, como escolheu demonstrar o desenrolar dos fatos é que faz a diferença. Poucos filmes captam com tamanha perfeição o desencadear de ações que geram emoções conflitantes. Muitos diretores esquecem que o cotidiano é composto de sensações paradoxais. 

Por exemplo, uma criança chorando. Só é enlouquecedor quando ouvimos repetidamente, principalmente enquanto tentamos fazer outras coisas. Mas, no fim, paramos tudo e vamos socorrer a criança. Isso faz você querer esganá-la? Sim e não. Mas geralmente você socorre, certo? Essa é a realidade da maternidade. E isso não faz as mães amarem menos seus filhos, apenas faz com que elas se sintam loucas, incapazes, solitárias ou desesperadas. Ou tudo isso junto.

E nem sempre elas podem esperar recompensa por esse esforço. A maior parte das mães se sentem culpadas (ou são culpabilizadas) por 99% do que acontece de ruim aos seus filhos. Pergunte a sua mãe se isso não é verdade. No fim, o nome do filme se explica. “Por tua culpa”, é a frase que as mães mais ouvem - seja de si mesmas ou dos outros. Sendo culpadas ou não. 

O que acontece às mulheres quando recai sobre elas toda a responsabilidade por criarem seus filhos?

Como a minha mãe adora dizer : “Quem não faz nada, nunca leva a culpa”.

Um comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...