quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Mulher do Jornal

Porque MULHER é um tópico ou caderno a parte nos jornais, como se as mulheres fossem incapazes de ler um jornal inteiro? E porque os temas desses cadernos são sempre: dieta, beleza, maquiagem, horóscopo, moda e sexo? Parece que ainda estamos nos anos 1950! Talvez ainda precisemos da Simone de Beauvoir reforçando que a mulher não é só casa e bebês no seu “O Segundo Sexo”. 

E as pessoas diriam: “Mas qual o problema de um caderno especial para as mulheres? Isso não demonstra o quão elas são importantes?” E eu digo NÃO! Por uma razão muito simples: porque não existe um caderno equivalente escrito HOMEM. Percebe-se que não existe um tratamento igualitário, apenas uma dupla moral. Para os homens existe o caderno de Esportes, existe o caderno de Automóveis. Ou seja, é como se os assuntos que interessam aos homens fossem sérios o suficiente para serem tratados em cadernos à parte com matérias inteiras e completas. Enquanto o dito caderno da mulher é um miscelânea condensada do que supostamente "deve interessar a mulher”, uma coluna à esquerda com o resumo das novelas, um artigo explicando como disciplinar os filhos à direita, o cantinho do horóscopo e uma página inteira com as tendências de moda, tudo permeado com propagandas mostrando fotos de lindas mulheres vendendo bolsas, sapatos, roupas e maquiagem. Porque a única coisa que pode interessar de verdade as mulheres é ficar linda e comprar (de preferência utilizando o cartão de crédito do marido) não é mesmo, publicitários? 
                        
Isso tudo me tira do sério! Porque ao menos não tem um artigo falando sobre Economia ou a situação climática nesses cadernos? Porque a mensagem subliminar nos diz:” Esse é o mundo dos homens, mulheres não precisam saber disso porque elas são bobas e frágeis e não farão nada de útil com essa informação!”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...