sábado, 2 de março de 2013

A juventude: uma desconversa com os conservadores



Sem querer cag*r regra na vida de ninguém, mas tem certas coisas que não podem passar sem um comentário espirituoso. Uma dessas coisas é a música Young, Wild and Free (Wiz Khalifa, Snoop Dogg e Bruno Mars), que tem a seguinte letra:


So what we get drunk
So what we smoke weed
We're just having fun
We don't care who sees
So what we go out
That's how it's supposed to be
Living young and wild and free
[...]
Saggin' my pants not caring what I show
[...]
Keep it player for this hoes
[...]
and roll joints bigger than King Kong's fingers
E daí se ficamos bêbado
E daí se fumamos maconha
Estamos só nós divertindo
A gente não liga para quem pode ver
E daí se nós saímos
É assim que devem ser as coisas
Vivendo jovem e indomado e livre
[...]
Minhas calças caindo eu não ligo para o que está aparecendo
[...]
Continuo um galinha para essas putas
[...]
E enrole baseados maiores que os dedos do King Kong

                  Então tudo bem, a juventude está "perdida" desse jeito e a culpa é de quem?

Se você perguntar ao Bolsonaro ou ao Malafaia eles provavelmente vão dizer que a culpa é dos homossexuais responsáveis por desestruturar a sociedade e banalizar o consumo de drogas e o alcoolismo, porque eles são um bando de pervertidos. Ou então, se você perguntar ao Padre Ricardo ele irá culpar o feminismo, por desvirtuar as jovens garotas, que por sua vez com seu encanto demoníaco estão enfeitiçando os jovens meninos e destruindo as futuras famílias.

Eu sei que muita gente vai dizer que YWF é apenas uma música. Que não é novidade os rappers falarem sobre prostituição, drogas, violência e dinheiro em suas músicas. E eu concordo. Mas também sei, que nessa sociedade complexa em que vivemos, nada é “simplesmente algo”. Cavando a base da questão, está o fato de que para os rappers chegarem ao ponto de compor e lançar uma música dessas é porque eles sabem que não enfrentarão uma retaliação social... Se essa música pode ser comercializada facilmente é porque subentende-se que o produto é aceitável e consumível. Se não fosse assim, os empresários desses artistas nem se arriscariam. Ou seja, todo mundo sabe que haverá identificação por parte do público-alvo. Então a gente põe logo o Snoop Dogg e o Bruno Mars (que quase não são famosos e que quase não alcançam ninguém com suas músicas) cantando essa sonata de boa, como se estivessem falando de flores. E o público-alvo se identifica. Ou seja, os jovens estão de fato fumando maconha e
ficando bêbados. Sim, essa é a imagem do jovem moderno e feliz para
alguns adolescentes.


Até aí nenhuma novidade para mim. Desde os anos 50, de Elvis Presley e James Dean que a juventude virou sinônimo de rebeldia. E por mais que o álcool e as drogas não façam bem para a saúde e não seja em absoluto um ato de rebeldia, não podemos negar que elas são largamente utilizadas pelos adultos, portanto, é óbvio que serão cobiçadas pelos jovens. O fato de ser algo proibido e “marginal” também gera erroneamente uma áurea de desejo, poder e diferenciação. Isso a gente já sabe. Mas esse tipo de coisa não deveria dar ojeriza aos conservadores? Ou eles não sabiam que a juventude está perdida? E se eles já sabiam, então eles estão lutando para salvar quem? A 3ª idade?

Essa conclusão é o que me leva ao humor da coisa. Fiquei pensando comigo, que se a juventude – ou seja, o futuro da sociedade- está indo pro ralo, porque perder tempo implicando com os gays e as feministas?

Até onde eu sei, os gays estão lutando para se casar e amar em paz. As feministas estão lutando pela igualdade, pela vida e pelo respeito às mulheres. As(os) trans* estão lutando pelo direito de se vestir, portar e conviver de acordo com a sua orientação interna. Vocês não acham que o alcoolismo e o abuso de drogas sendo associado a idéia de liberdade e juventude (de maneira tão comum ao ponto de virar letra de música), não é um pouco mais grave do que as nossas exigências?

Já até sei a resposta dos conservadores: Não, não é... porque vocês querem construir uma ditadura gayzista, vocês querem acabar com maternidade e o casamento, prefiro que meu filho seja ladrão do que “viado”, desde que o mundo é mundo... blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá, blá blá

eterno.

Tudo bem, eu entendo. Afinal a coisa mais grave que pode acontecer ao seu filho é virar gay, a sua filha engravidar (e pior: abortar!). Agora se embriagar e fumar maconha é coisa da idade, eles estão apenas sendo jovens, selvagens e livres.

Só que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...