terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Boteco para mulheres?

Fachada de um salão de beleza na Lapa, apelidado (a)divertidamente de "Boteco de Mulher"

Aposto "deszinho" com você que o criador desse slogan é um homem. Acho que a visão de um salão de beleza para ele é um lugar alegre, onde mulheres fofocam felizes e relaxadas enquanto se tornam lindas de maneira fácil e leve (risada histérica interna).

Mal sabem eles como são dolorosos, cansativos e tediosos os processos estéticos tais como alisamentos, depilações, pedicures e manicures as quais as mulheres se submetem regularmente nesses locais. Mal sabem eles que a assiduidade com que frequentamos esses lugares não está exatamente ligada a quantidade de prazer que eles nos proporcionam. Porque ainda que a beleza seja algo desejável por praticamente 99,9% das mulheres, "ficar" bonita não é um processo simples, fácil e recompensável. Isso sem contar as vezes em que nem queremos estar bonitas, mas nas quais precisamos (como nas reuniões de trabalho e entrevistas de emprego, onde somos diretamente avaliadas pela aparência ). É uma obrigação social se cuidar e não exatamente uma opção, como os homens pensam. Daí os homens vão gritar:

_ Ei, mas a gente também precisa cuidar da aparência para uma entrevista de emprego!! - e eu responderei
_ Obviamente, meu caro Watson. Mas quantas vezes você teve que visitar um salão para cumprir essa exigência? Nenhuma creio eu.


Mel Gibson em "Do que as mulheres gostam?"
Isso porque os procedimentos estéticos femininos são tão complexos e demorados que precisamos de profissionais para executá-los. Ou seja, enquanto uma distribui um creme misterioso alisador nos seus cabelos, outra aplica um cera especial para arrancar os pelos da sua perna, enquanto outra está lixando suas unhas e removendo as cutículas da mão. Se a gente fosse fazer isso por nós mesmas, não só correríamos o risco de queimar cabelos e pernas, como provavelmente nem chegaríamos a tempo para a reunião! Exagero? Não, não, pergunta ao Mel Gibson. --------->


A maioria dos homens acredita que esse culto da beleza (ou vaidade como gostam de apelidar) é algo biológico, tipo "saídas do útero da mamãe doidas para arrasar no look". Não é bem assim para todas nós. Queremos sim ser aceitas, respeitadas e ouvidas e vocês ficariam chocados com a quantidade de vezes em que um belo vestido e penteado ajudam nesse processo, e o quanto a sua ausência dificultam os mesmos. Mulheres bonitas parecem ser mais dignas de atenção, como se por terem cumprido sua principal função corretamente [estar linda] estivesse à ela concedido o direito à voz e ao respeito. Sabe aquela máxima: "Beleza chama a atenção, mas não prende"? Ela se aplica tanto aos homens como às mulheres, a questão é que a beleza é um conceito exigido principalmente das mulheres, é basicamente um pressuposto do ser feminino. Se fosse apenas a sorte ou o azar de nascer feias ou bonitas, tudo bem. Mas não só é levado em conta a beleza "nata", como é avaliado  o "esforço" que a gente faz para atingir a tal da beleza. Afinal, quantas vezes você não ouviu frases como: "Ela é feinha e ainda não se cuida.", "Mas porque ela não tenta dar um jeito no cabelo?" "Porque ela não compra umas roupas melhores, que valorizem melhor o seu corpo?" "A se eu tivesse [coloque aqui qualquer parte do corpo feminino] assim, eu faria uma cirurgia de qualquer jeito."

Enfim, obviamente que será comum encontrar mulheres conversando e trocando experiências nos salões de beleza, mas isso em nada está ligado ao ato de "relaxar". Digamos que seria o equivalente masculino de conversar informalmente com o seu mecânico: nenhum homem fica feliz com o fato de ter que gastar uma grana para consertar algo que você não queria que estivesse ruim, mas você troca aquela idéia para ver se ameniza o desconforto. Para você meio que não perceber que está ali, perdendo todo o seu tempo daquela forma.

Resumindo, o que eu queria dizer é que o Boteco de Mulher é o boteco mesmo, daqueles em que se bebe cerveja, sabe? E pronto. É para lá que a gente vai para relaxar depois de fazer coisas cansativas, como trabalhar, cuidar dos filhos e sair do salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...