segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A paixão do Socialismo - Jack London


Jack London (1876 -1916)
Americano

         Para mim o London sempre foi o autor de livros como “Caninos Brancos” e “Lobo do Mar” dentre outros do gênero. Aqueles livros do tipo "extra-classe", que figuram aos montes nos sebos vendidos a preços irrisórios. Adorei descobrir essa faceta de "vagabundo" e de "socialista". Surpresa mais que deliciosa, já que adoro o assunto.O livro contém 7 textos, destes "De vagões e vagabundos - memórias do submundo" foi o texto predileto. Especialmente porque através dele compreendi o interesse do Jack Kerouac por esse autor, foi possível  perceber em que aspectos o London conseguiu influenciar o Kerouac. A influência está justamente na audácia de sair cruzando o país com apenas pouco nas costas e no desdém às ordens sociais vigentes, um tipo de sarcasmo altivo, alegre e consciente.Poder ver onde um autor influência o outro é um sentimento muito gostoso, pois dá a sensação de que se conseguiu acompanhar o curso da história literária de ambos, enfim que se conseguiu atingir o âmago de tempos passados, colhendo as semelhanças e dessemelhanças de cada um. Esse texto (De vagões e vagabundos - memórias do submundo)  além de me fazer aprender, também me fez sorrir do começo ao fim e só não saí para fazer igual ao London porque  aqui no Brasil é difícil atravessar o país em trens de carga. Para entender o que estou dizendo aí vai alguns trechos do livro.

"Deixando de lado os possíveis imprevistos, um bom vagabundo, jovem e ágil, pode resistir até o fim num trem, apesar de todos os esforços da tripulação a bordo para "despejá-lo" - tendo é claro, a noite como condição essencial." (pág. 41)

"Quando o trem deu partida, aqueles vinte vagabundos arremessaram-se feito um enxame faminto sobre os três vagões blindados. Alguns já estavam a bordo antes do trem ter se deslocado à distância de um vagão. Eram uns tipos inexperientes e logo vi  que iam se dar mal. É claro que a tripulação estava a par do que acontecia e na primeira parada começaram os problemas. Eu saltei e saí correndo na frente ao lado dos trilhos. Percebi que estava sendo seguido por alguns outros vagabundos. Esses, evidentemente, entendiam do assunto. Quando vocês está tentando se aguentar até o fim num expresso, deve ficar sempre bem à frente do trem nas paradas. Eu corri avante e, enquanto corria, um por um daqueles que me acompanhavam foi desistindo. Esse cair fora dava a medida da habilidade e garra de cada um em abordar o trem." (pág 46)

         Contudo, o antepenultimo e o penultimo texto realmente reviraram minha alma e traduziram muito bem a realidade de dor e desespero que é para alguns viver em uma sociedade capitalista. São eles “Como me tornei socialista” e “A paixão pelo Socialismo”. O autor fala em uma linguagem clara e acertada sobre os meandros do capitalismo e de como ele mesmo passou de ferrenho adepto desse sistema, à socialista convicto. Para isso ele nos conta sua própria história, de pobreza e dificuldades, fala sobre atingir o mais baixo nível do substrato social e perceber que ninguém viveria assim se não fosse por interesse de um sistema econômico perverso. Não é, em nenhum instante, uma discurso de cunho político, buscando convencimento. London neste livro compartilha algumas de suas experiências de vida e através delas nos apresenta seus "porquês". 
          Conversamos bastante London e eu. Foi como se ele vivesse nesse mundo pós-moderno comigo, compartilhando os mesmos pensamentos, sofrendo as mesmas angústias. Apesar do livro ter sido PUBLICADO aqui no Brasil em 1985 e com certeza escrito (e suas histórias vividas) bem antes disso, já que o London morreu em 1916. Agora creio que a amizade só tende a crescer...mais um Jack na minha vida.
________________________________________________________________________

Assim como se encontra escrito na contracapa do livro "Neste volume, basicamente autobiográfico, ele narra sua infância paupérrima, a adolescência indômita e a maturidade bastante politizada." Portanto, acho que é válido apresentar ao menos o título dos outros textos não citados, colocando aqui o índice desta obra:


A Paixão do Socialismo, Jack London, L&PM, 2009, 144 págs.





A paixão do socialismo/11
O herege/13
De vagões e vagabundos - Memórias do submundo/41
Na gaiola - Uma experiência na prisão/66
A prisão/87
Como me tornei socialista/107
A paixão do socialismo/113
Os mascotes de Midas/126


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...